terça-feira, 3 de maio de 2011

Cuidados para se proteger da Gripe


Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta, cerca de 600 milhões de pessoas. Além da vacina, que está sendo aplicada até 13 de maio nos postos de saúde em idosos, povos indígenas, gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade e trabalhadores da Saúde, existem outras formas de evitar o contágio.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), Rita Vassoler, medidas simples como lavar as mãos freqüentemente com água e sabão ou higienizar com um gel desinfetante à base de álcool evitam que o vírus entre no organismo.

- Além disso, evite tocar em seus olhos, nariz ou boca, pois isto também diminui a probabilidade de introduzir o vírus da gripe ou outros germes em seu corpo, ou de transmitir a gripe para outras pessoas, - explica Rita.

Cuidados como limpar os objetos que são tocados com freqüência em casa, no trabalho ou na escola, como puxadores de portas ou do refrigerador, teclas e mouse de computador, telefones e torneiras; evitar segurar, abraçar ou beijar qualquer pessoa que esteja resfriada ou gripada e evitar aglomerados de pessoas, diminuem a propagação da doença.

Caso a doença se manifeste, ao tossir ou espirrar cubra sua boca com um lenço de papel, e em seguida jogue no lixo, e lave as mãos.
do estiver doente, procure ficar em casa, evite ir à escola, ao trabalho e atividades em locais públicos, – alerta a coordenadora.

Nutrição – Com uma alimentação balanceada e boa hidratação é possível proteger o corpo do vírus da gripe. Alguns alimentos aumentam a resistência do organismo e melhoram as defesas naturais. Segundo a nutricionista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede), Priscila Pereira, alimentos coloridos, preferencialmente os amarelos ou alaranjados, como abóbora, mamão e manga, e os verdes escuros, como espinafre, couve-manteiga e brócolis, contém substâncias que aumentam a imunidade, como antioxidantes e vitamina C.

- Consuma muitos sucos naturais, principalmente de frutas cítricas, como a limonada, ricas em vitamina C, que diferentemente das outras vitaminas, deve ser ingerida diariamente. Além disso, beba no mínimo dois litros de líquidos por dia, - ressalta Priscila.

Os líquidos promovem a melhor circulação dos nutrientes, estimulam a eliminação das substâncias tóxicas e ajudam a manter a temperatura corpórea adequada.

Para temperar, use alho e a cebola, que são outros protetores do organismo. Assim como o tomate, que é rico em vitamina C e em licopeno, que é um antioxidante poderoso. O gengibre combate as inflamações da garganta e das vias aéreas e contém grande quantidade de vitamina C e B6 que ajudam nas defesas do organismo.

Consuma regularmente salmão, bacalhau e sardinha, peixes ricos em ômega 3, ácido graxo que limpa a corrente sanguínea, protegendo o coração. A substância está presente também no azeite e nos óleos insaturados. Frutos oleoginosos como castanhas, nozes e avelãs também são aliados por possuírem selênio, um mineral protetor para o organismo. O iogurte previne infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, controla o colesterol e reduz o risco de câncer, pois fornece bactérias boas para a flora intestinal.

-Muitos são os fatores que interferem no sistema imunológico, como estresse, poluição, agrotóxicos e deficiência de nutrientes, mas uma boa alimentação e a prática regular de exercícios pode manter a imunidade em alta e ajudar a ter uma vida mais saudável, - explica a nutricionista.

Portal da Saúde do RJ