sexta-feira, 17 de março de 2017

Teresópolis entra em zona de vacinação contra a febre amarela.

Exame em macaco de MG dá positivo e Teresópolis entra em zona de vacinação.

Animal foi encontrado morto em Juiz de Fora. Secretaria de saúde já anunciou vacinação nas cidades da região serrana para os próximos dias.
Por Celso Avilla 17/03/2017 - 16:47 hs

A secretaria estadual de saúde confirmou que o exame em um dos macacos encontrados mortos na última semana na cidade mineira de Juiz de Fora, deu positivo para Febre Amarela. Com isto todos os municípios da região serrana Fluminense que ainda não estavam incluídos na campanha de vacinação implementada pela Secretaria de estado de Saúde, especialmente Teresópolis e Petrópolis, deverão ter suas populações vacinadas.
As primeiras informações sobre a morte de macacos na região de Juiz de fora foram noticiados na última semana, mas na tarde desta quinta-feira outros dois macacos foram encontrados mortos, o que fez com o Ministério da Saúde se mobilizasse para descobrir se os animais teriam alguma relação com a febre amarela. Segundo relatos, os macacos estavam dentro de um condomínio no bairro jardim da serra. Outros cinco processos semelhantes já eram investigados pelo Ministério. O condomínio onde os animais foram encontrados está localizado a menos de quatro quilômetros do bairro São Pedro, onde o primeiro macaco foi encontrado morto na cidade mineira.
Os exames feitos em animais encontrados mortos na cidade de Juiz de Fora, que faz divisa com  a região serrana do Estado do Rio de Janeiro, confirmaram a morte por febre amarela, o que  fará com que toda a população das cidades da região que ainda não estavam na área de bloqueio da doença, seja vacinada nos próximos dias. Cidades como Teresópolis e Petrópolis, que até então estavam fora da relação de cidades com campanhas de vacinação contra a doença, deverão ter programas semelhantes aos realizados ontem e hoje em Casimiro de Abreu (onde foram confirmados dois casos da doença em moradores da zona rural do município), Macaé e Rio das Ostras. 
As cidades afetadas pela decisão da Secretaria estadual de saúde são: Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim, Petrópolis, Magé, Areal, Paty do Alferes, Miguel Pereira e Engenheiro Paulo de Frontin.  Paraíba do Sul e Três Rios já estavam na área de bloqueio da divisa com MG , mas terão reforço de doses na próxima semana.
O Secretário estadual de saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr. disse agora a pouco que a imunização dos municípios da região serrana é uma ação preventiva para se evitar que o vírus da febre amarela se alastre pelo estado do Rio.
No final da tarde desta sexta-feira o Prefeito de Teresópolis, Mário Tricano, divulgou vídeo através de redes sociais onde afirma que o município já está vacinando sua população contra a febre amarela e que na próxima segunda-feira uma ampla campanha será iniciada visando a vacinação de toda a população local. Ao todo 64 municípios do Estado do Rio passam a fazer parte da zona de bloqueio da febre amarela. A prioridade da campanha será imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais.
 
Fonte: cidadeson.com.br